2
fev
Passo a passo para fazer um altar de Yemanjá

Hoje é comemorado o Dia de Yemanjá. Este dia coincide com as celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes, como já contamos nesse post aqui. Independente das origens e tradições de seu “culto”, o mais bonito é o respeito que envolve a divindade. O sentimento de esperança e acolhimento que a Mãe das Águas transmite com seus braços abertos, emanando positividade em um ambiente tão misterioso e encantador que é o Oceano, é inspirador demais! A par de qualquer religião, guiada simplesmente por esta admiração que sempre tive, decidi fazer um “oratório/altar” artesanal. Trago aqui para vocês, sereias e tritões, o tutorial do mesmo.

Altar oratório Iemanjá sereismo naturaltati_20180129120710774

Todos os materiais eu já tinha em casa. A proposta é fazer algo sustentável, dando nova utilidade para elementos que iriam para o lixo ou até mesmo para a natureza. Entre os materiais está o papelão, que será usado para fazer a estrutura do altar.

Materiais altar sereismo naturaltati

Mas vamos começar pela imagem de Yemanjá. Você pode imprimir a sua favorita ou usar uma que já tenha consigo. No meu caso, fiz uma ilustração seguindo as referências e inspirações do meu imaginário. Cortei o desenho e colei em uma folha de papelão. Fiz um apoio triangular na parte de trás para ajudar a imagem a ficar de pé.

Iemanjáilustraçãoaltartutorialsereismo naturaltati

Para proteger e selar a imagem, passe uma camada de cola branca e espere secar. A partir deste passo será possível determinar o tamanho, a altura e a profundidade  do seu oratório. Você pode usar uma caixa pronta ou montar uma a sua maneira. Não é difícil, basta cortar o fundo e as laterais seguindo medidas exatas para não ficar torto. Por exemplo, a minha ficou com estas medidas:

  • O retangulo do fundo: 22cm de largura X 27cm de altura.
  • As duas tiras laterais: 08cm de largura X 27cm de altura.
  • E as tiras da parte de cima e de baixo: 08cm de largura e 22cm de altura.

Sereismo naturaltati iemanja altar tutorial

Também acrescentei laterais extras, semelhante a uma janela. Para o corte, segui a medida de altura das tiras que fazem as laterais da caixa (as quatro partes). Fiz também um corte com formato de nuvem, usando um molde de papel. Depois de desenhar, é só dobrar o papel ao meio e cortar, assim as duas partes ficarão iguais para poder riscar no papelão. Para montar as peças, optei por usar cola branca usando camadas generosas. A cola branca funciona muito bem, fixa totalmente o papelão, mas é preciso esperar secar. Cheguei a fazer apoios triangulares nas laterais, mas depois percebi que não são necessários, a cola já é suficiente para fixar a tira.

Colagem tutorial oratório sereismo naturaltati

Agora é hora de decorar! Na parte de trás, eu colei um tecido estampado (viscose). Por dentro fiz uma pintura azul, em tons diferentes, representando o céu e o mar. Com a tinta branca fiz os detalhes das nuvens e ondas. Colei flores artificiais brancas e iniciei a colagem dos fios com pérolas. Estes materiais são facilmente encontrados em lojas de aviamentos e acessórios para artesanato.

Iemanja tutorial oratório sereismo naturaltati

A partir daí  é a sua inspiração que vai direcionar a sua arte. Combine todos os elementos que fazem parte do universo da nossa querida Yemanjá, a “mãe cujo os filhos são peixes” <3

Quem ama o mar e todo o seu encanto, não vai encontrar dificuldades e nem praticar intolerância religiosa, caso não acredite ou cultue essa divindade 😉 Nós aqui do Sereismo somos abertos a qualquer tipo de crença e respeito mutuo.

Oratório altar iemanja sereismo naturaltati_20180129120602741

Finalizo o post com essa linda oração que encontrei:

Oração de Iemanjá para abrir caminhos

Salve, Estrela do Mar, deusa poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar agitado da vida! À vossa valiosa proteção confia-nos o vosso séquito de auxiliares, sereias, ninfas, caboclas do mar, para serem nossas guias, protetoras, consolo e alento durante as tempestades da vida terrestre. Refugiamo-nos cheios de confiança e fé em vossa aura e manto vibratório. Seja nossa guia, seja nosso farol, seja sempre nossa brilhante estrela Divina que nos orienta, a fim de que nunca pereçamos nem nos falte rumo da rota segura que nos fará desviar dos escolhos do mar agitado da vida material. Aceitai a minha devoção humilde como símbolo de meu carinho e esperança, para que eu possa trilhar o caminho vital com a mente limpa e o corpo sem os fluídos negativos que possam dificultar minhas atividades. Assim seja. Odoyá!

Por Tati Bello