31
out
Úrsula, a Bruxa do Mar

Chegou o Dia das Bruxas e nós não poderíamos deixar de falar dela: A Bruxa do Mar.

ursula01

Na história original de A Pequena Sereia, a bruxa do mar é uma personagem mais neutra, enquanto no desenho da Disney, a Úrsula foi projetada para ser uma antagonista direta com interesse em dominar o reino de Atlântica. Nos primeiros rascunhos, Úrsula seria uma outra criatura do mar, um peixe-leão ou teria aparência de serpente, mas pela imponência da personagem, os desenhistas optaram por uma cecaelia. Cecaelia é uma criatura mitológica, lê-se Cecília, que significa tronco de mulher e “pernas” de polvo ou lula. Também são chamadas de Octopus Sereia ou Octopus Humana. Embora uma lula tenha 10 tentáculos e um polvo tenha 8, Úrsula tem 6 pelo baixo orçamento da produção e também pela dificuldade em animar 8 tentáculos, mas sendo contado os 2 braços junto aos 6 tentáculos, a Úrsula, então, contém os 8 membros de um polvo.

ursula02

O termo cecaelia foi difundido pela personagem Cília, da comic Vampirella, um quadrinho dos anos 70. A personagem Cília não tinha relação direta ao próprio Vampirella e a história começa com Cília resgatando os dois últimos sobreviventes de um naufrágio:

cilia

“Não tenha medo, mortal, eu sou um habitante inofensivo dos mares, uma cilofita, meu povo salvou muitos de vocês que estavam prestes a se afogar”

“Após o naufrágio do cargueiro Davy Jones, apenas o capitão e um marinheiro sobrevivem após serem deixados em uma plataforma, ambos inconsciente. O capitão se recupera primeiro e decide explorar o nevoeiro formado quando encontra uma mulher chorando e lhe oferece ajuda. Assim que o nevoeiro se dissipa, ele fica horrorizado ao perceber que a mulher é um híbrido com um polvo. Ela o acalma explicando que está perdida e que resgatou ambos após o navio afundar. O capitão confia na Cília e ela os ajuda, fornecendo água e comida até eles retornarem para suas casas. A cília no entanto, continua perdida, então o capitão oferece que ela transforme a Inglaterra em seu lar para ficar junto dele. Ela aceita e o capitão quase nunca é visto pelo povoado e quando o encontram, ele está completamente molhado. As especulações no vilarejo sobre a mulher do capitão começam a se espalhar, quando um pequeno grupo de pescadores resolvem sequestrar a Cília. Quando o capitão a encontra amarrada e espancada, já é tarde para reverter as lesões e a Cília morre. O capitão entra em desespero e devolve o corpo da amada ao mar e some junto com ela. Mais tarde, o barco com os pescadores que mataram a Cília foi encontrado com os corpos mutilados, que o vilarejo interpretou como vingança das Cilofitas.”

Nesta história, a Cecaelia não é propriamente a bruxa/vilã, mas o conceito da arte remete a nossa vilã da Disney. A aparência da Úsula também foi inspirada na Drag Queen Divine. Embora a artista tenha falecido em 1988, Pat Caroll, a dubladora oficial, diz ter se inspirado em toda a teatralidade e o lado cômico que a personagem nos traz. Já a inspiração para a sua capacidade de enganar vem dos vigaristas vendedores de carro usado. Por aqui no Brasil, nossa Zezé Motta não deixou de nos passar a mesma sensação.

divinedrag

Queen Divine – Só acho que alguma drag de RuPaul deve ser a escolhida para Úrsula caso haja um live action!

Parentescos

Nos extras do DVD Diamante de 2013 da Pequena Sereia, é revelado que a ideia inicial da Disney era de que Úrsula fosse irmã do Rei Tritão, sendo portanto tia de Ariel. Essa ideia foi descartada no desenho, mas aproveitada no musical da Broadway de 2009, conforme revelado na música “I Want the Good Times Back”.

No musical, Tritão e Úrsula estão no leito de seu pai que está falecendo e ele deixa para o filho o tridente, e para Úrsula, a concha que ela usa como pingente, para que juntos pudessem governar o mar. Úrsula, com sua sede de poder, se revolta com o presente deixado por seu pai e se vira contra o irmão. Em algumas versões da história, Úrsula é uma sereia e, por sua ganância, acaba se transformando em um ser horrível. Outra diferença do musical para a animação é que quem acaba com Úrsula é Ariel, quando ela destrói sua concha mágica (que eu considero um final melhor do que ser atropelada por um navio naufragado).

Falando em Broadway, vale lembrar que em março teremos a adaptação do espetáculo no Brasil e vocês podem acompanhar as novidades nesse post aqui.

ursulabroadway

Para enterrar de vez a teoria de que Úrsula e Tritão seriam irmãos, a Disney resolveu lançar uma continuação da animação em 2000. Em A Pequena Sereia 2, a vilã principal é a cecaelia Morgana que promete vingar a morte da irmã mais velha; e a protagonista é Melody, a filha humana de 12 anos de Ariel e Eric que sonha em ser sereia.

Apesar de ser irmã de Úrsula, eu acho Morgana mais semelhante a Malévola, a vilã de A Bela Adormecida, por conta de sua pele esverdeada e por ter invadido um batizado para lançar uma maldição. Além disso, sua aparência esguia a faz parecer mais com uma lula.

morgana_apequenasereia2

Durante o filme, Morgana revela que Úrsula sempre foi a favorita da sua mãe e seu objetivo é superar os feitos da irmã. Por essa perspectiva, podemos concluir que a mãe de Morgana e Úrsula é quem foi expulsa de Atlântica e incentivou suas filhas a retomarem o poder do fundo do mar. Úrsula acabou se destacando, mas é como se fosse uma “família de bruxas do mar”.

apequenasereia2_morganaeursula

Aparições

No telefilme da Disney Channel Descendentes 2, a voz de Úrsula é feita pela atriz Whoopi Goldberg e, infelizmente, somente os seus tentáculos aparecem, mas somos introduzidos à sua filha Uma, que já falamos sobre um pouco mais nesse post aqui. A Uma também é uma cecaelia e se transforma ao final do filme. Ao contrário da protagonista que é filha de Malévola, Uma não se tornou boazinha e promete retorno.

uma_descendentes2

A Úrsula também é a principal antagonista na série de TV dos anos 90 A Pequena Sereia. Os episódios em que ela aparece são “Contra a Maré”, “Siri Melhor Quem Siri Primeiro”, “Heróis” e “Os Tesouros de Ariel”. Eu lembro vagamente que no seriado fica implícito que a Úrsula tentou replicar o tridente de tritão, e por esse motivo foi banida de Atlântica. Esse é um dos mistérios que cercam a história da bruxa até hoje, ninguém sabe ao certo o porque ela foi banida. Ano passado foi lançado o livro sobre Úrsula da série de vilões da Disney da escritora Serena Valentino (tem resenha aqui), mas a pergunta continua sem resposta.

Outras aparições no Disney Channel incluem Point do Mickey, A Casa dos Vilões e o seriado Hércules (se formos considerar a mitologia grega, faz sentido essa aparição, né!).

ursulacameos

Já na série da ABC Once Upon a Time, Úrsula aparece em três diferentes formas. A primeira acontece no sexto episódio da terceira temporada, quando Regina se disfarça de bruxa do mar para tentar ludibriar Ariel com a finalidade de destruir Snow. Dentro dessa narrativa, Úrsula é apenas um mito, uma deusa do mar. Para conseguir o que quer, Regina fingiu ser Úrsula dando as tão sonhadas pernas para Ariel para fazer com que ela a entregasse Snow. Como Ariel decide não trair a confiança da amiga, ela se torna novamente uma sereia e sem a sua voz, fazendo com que ela não conseguisse se encontrar com Eric.

onceuponatime_ursularegina

A atriz intérprete de Regina, Lana Parilla, confessou ser muito fã de Úrsula e pediu para a produção que pudesse ser, por um episódio, a bruxa do mar. No fim do mesmo, descobrimos que a verdadeira Úrsula existe, e ela aparece ameaçando Regina por ter se passado por ela. Depois disso, a personagem ressurge apenas a partir do décimo episódio da quarta temporada, e é quando tem maior destaque.

onceuponatime_ursula02

No episódio quinze, intitulado Poor Unfortunate Souls (título da música tema da vilã na animação da Disney), conhecemos uma jovem Úrsula sereia que se torna incapaz de cantar depois que seu pai, Poseidon, descobre que ela se envolveu com humanos. O castigo a revolta, fazendo com que ela se torne uma grande vilã se transformando numa cecaelia. Anos depois, com a ajuda da protagonista Emma, ela consegue sua voz de volta e faz as pazes com seu povo. As referências a história de Ariel são infinitas!

onceuponatime_ursula01

Além de todas essas versões, Queen Latiffah já se caracterizou como a musa das trevas aquáticas para a série fotográfica de Annie Leibovitz.

queenlatifah_AnnieLeibovitz

E para quem, assim como eu é #teamUrsula, já escolheu sua versão favorita da personagem?

ursulakardashian

Por Camila Piccini










gravatar
novembro 1st, 2017 às 8:13 pm

1

Amei o post! A Úrsula sempre foi minha favorita, por causa do jeitão escrachado e debochado. Amo de paixão! Agora pro Live action ou pra adaptação do musical eu quero a Camila pra fazer a Ariel. É meu sonho ver ela na TV de sereia♡