14
jul
Um encontro com uma bolsa de sereia, por Tati Bello

Visitando a praia em uma linda manhã, depois de curtir a sagrada água do mar e apreciar a beleza do horizonte, tive a chance de encontrar algo que jamais poderia imaginar ver de tão perto: uma bolsa de sereia!

Bolsa de sereia ovo de arraia sereismo naturaltati

Esse nome maravilhoso é o apelido dos ovos de arraia e tubarão. Foi justamente no fim do passeio, quando eu já estava indo embora, olhando a orla em uma espécie de despedida e agradecimento pelo momento que tive, que pude perceber este tesouro natural chegando na areia junto com uma pequena onda.

Sereismo ovo de raia bolsa de sereia fototatibello

Neste caso acredito que seja um ovo de arraia. A cor escura e a textura firme lembra o couro e as extremidades compridas e pontudas lembram as alças, o que sugere o criativo termo “bolsa de sereia”. As “alças” servem para que o ovo que guarda o embrião fique fixado em algas ou corais até o tempo da eclosão, e também para entrar água, oxigênio e nutrientes que alimentam o filhote em seu tempo de desenvolvimento. Quando o animal marinho está pronto para nascer, ele libera uma substância através de uma glândula que dissolve a cápsula que o envolve e, assim, ele abre uma das laterais e ganha liberdade, começando a sua aventura pela vida no mar.

Bolsa de sereia sereismo ovo de de raia naturaltat

Eu peguei o ovo na mão e fiquei muito emocionada!!! O que pude perceber é que ele estava inteiro, com pequenos furinhos, apertei de leve e parecia estar vazio. Depois de pesquisar e descobrir que a saída dela é pela lateral, não consigo lembrar se ela estava aberta… Eu estava eufórica!

Ovo de raia naturaltati sereismo bolsa de sereia

Senti muita vontade de trazer para casa, mas qual seria a graça? Pendurar na parede, enfeitar a prateleira… Então decidi curtir o momento, tirar algumas fotos para compartilhar com vocês, sereias e tritões, agradecer pela oportunidade de ter visto essa preciosidade da natureza de perto e guardar a emoção deste instante em minha memória <3

Mar ovo de arraia sereismo natural tati

Em seguida devolvi a bolsa de sereia para o mar, pois afinal ela é um elemento do oceano, e a nossa missão é proteger este lugar incrível que amamos tanto. Isto é ter o Sereismo na alma!

Então, irmãos da água, fiquem atentos, quem sabe você pode encontrar uma maravilha dessa também!

Por Tati Bello

Siga a Tati Bello no Instagram










gravatar
julho 18th, 2017 às 4:48 pm

1

Nossa, que encontro emocionante né? Não pude deixar de notar a excelência desse texto. Quanta sensibilidade, que perspectiva mais admirável a dessa moça. Estou encantada. Parabéns, amo posts assim!

gravatar
Tati Bello
agosto 5th, 2017 às 6:33 pm

2

Muita emoção mesmo!
Agradeço por este elogio tão lindo Clarissa.
Cada palavra para descrever este momento surgiu de dentro do meu coração . As suas palavras me deixaram muito feliz, de verdade! Um grade Abraço Sereia !