15
maio
Tatuagens, o Mar e as Sereias

Tatuagens de Sereias são incríveis! A cada dia aparece uma imagem nova que nos deixam encantadas, e sempre que postamos uma em nossas redes sociais, é recorde de curtidas.

Hoje em dia a arte de marcar a pele para sempre venceu a barreira do preconceito e está presente no corpo de pessoas de várias idades e estilos de vida. Mas vocês sabiam que a história da tatuagem, assim com as Sereias e seus significados, tem uma relação importantíssima com o mar? As primeiras tatuagens que se tem registro na história começaram a surgir no Egito entre os anos de 4000 e 2000 a.C. Mais adiante (bastante tempo depois) foi descoberto que tribos que habitavam as ilhas da Polinésia, Filipinas, Indonésia e  Nova Zelândia faziam tatuagens permanente de forma artesanal em seus rituais religiosos. A prática era conhecida como “Tatau”, referente ao som que era produzido durante o “desenhar”, feito com ossinhos finos e pigmentos que eram levemente martelados sobre a pele. O personagem Maui do longa Moana tem o corpo todo tatuado – a sua criação é uma referência destas tradições.

maui moana sereismo naturaltati

O navegante inglês James Cook, em suas expedições no Mar ao redor da Oceania durante os anos de 1700, entrou em contato com as tribos das regiões e, ao conhecer a arte, escreveu em seu diário de viagem o termo “Tattoo”. Assim, a palavra e a prática se difundiu pelo mundo através dos viajantes do mar. Navegantes, marujos , marinheiros e estivadores (trabalhadores de carga e descarga de embarcações) eternizavam palavras e  desenhos em sua pele. Na França, a arte ganhou o nome “Tatouage”, o que explica o porque de conhecermos em português como “Tatuagem”.

Old+School+historia sailor naturaltati sereismo

No Brasil, o primeiro estúdio de tatuagem surgiu nos anos 60 no porto da cidade de Santos/SP, através do dinamarquês Kund Harld Lucky Gregersen, conhecido como Lucky Tattoo. Esta localização era conhecida como uma área “boêmia” e isto contribuiu para a disseminação do preconceito em relação a tatuagem. Porém, com o passar dos anos, a arte foi se aprimorando, as técnicas, equipamentos, traços e cores, e o mais importante de tudo: deixou de ser uma prática exclusiva dos homens.

Hoje podemos ver tatuadoras e tatuadas por toda parte. Um dos símbolos desta conquista é a tatuadora da tribo Kalinga a Whang Od, ela tem 100 anos e vive nas Filipinas.

Whang od tattoo sereismo naturaltati

Falando em tatuadoras sereias… A Buuh Safeco, que já apareceu por aqui com seu lindo cosplay de Ariel, trabalha atualmente como tatuadora e fez uma tatuagem *sereística* linda demais na também incrível cosplayer Babi Sparrow. Sereias tatuando sereias!

Se você está em busca de inspiração para fazer uns rabisquinhos de sereia em seu corpo, os sites mais indicados para navegar são Pinterest, que é um verdadeiro banco mundial de ideias variadas, e o Tattoodo, que é uma espécie de Instagram só de tatuagens. Ao acessar ambas as redes, basta pesquisar por termos em inglês tipo “mermaid tattoo“, “shell tattoo“, “sea“, “beach” etc.

Tatuar o corpo é um ato de extrema responsabilidade, pois é para sempre. Eu, por exemplo, amo desenhos, sereias e um milhão de outras coisas, e até hoje não consegui escolher uma imagem que me represente! E vocês, têm tatuagem de sereia? Gostariam de ter? 😀

Por Tati Bello

Siga a Tati Bello no Instagram










gravatar
Débora Cristina Pereira Schiavinatto
maio 16th, 2017 às 4:26 am

1

Oi meninas tudo bem, eu Tbm tenho uma tatoo de sereia nova, tem uns vinte dias e adoraria postar ela no Sereismo, ou no blog. Se puder vc podem me falar como faço . Seria uma honra. É tbm tenho o cabelo bem vermelho e o apelido de Ariel. Amo sereias. Bjs a vcs.