10
maio
As sereias da cultura pop de cada signo – Parte 3

Última parte do nosso especial de signos com sereias da cultura pop! Veja a parte um aqui (Áries, Touro, Gêmeos e Câncer) e a parte dois aqui (Leão, Virgem, Libra e Escorpião) 😀

signos4

SAGITÁRIO – DRICA de H2O Meninas Sereias

signos_sagitario_drica

  • Elemento: Fogo
  • Energia: Mutável
  • Planeta: Júpiter

“É a melhor experiência da minha vida.”

Sagitário é conhecido por ser o signo dos aventureiros e piadistas do zodíaco. O signo combina o elemento fogo, que é o entusiasmo e o impulso, com a energia mutável, que é responsável por trazer mudanças. Isso faz com que o sagitariano seja o mais maleável dos signos de fogo e resulta em um espírito aventureiro. O planeta regente, Júpiter, é o correspondente romano para Zeus, e a ele é atribuído a expansão de horizontes. Drica é a responsável pela história, como Nanda mesmo afirmou, quebrou o barco do Igor e foi dar uma volta longe da costa. Seu espírito aventureiro também a faz ter a ideia de remar para as ilhas Mako.

Se Nanda traz uma ligação astrológica (como falamos no post anterior), Drica é o contraponto das três sereias. Ser o elemento fogo cercado por duas sereias de terra trouxe o otimismo que faltava na situação. Drica foi a última a descobrir seus poderes e, mesmo antes disso, ficava indignada com as constantes reclamações das amigas.

A característica mutável pode fazer com que os sagitarianos não saibam lidar com a vida prática. Drica costuma fazer piadas das situações até mesmo na hora de resolver um problema, pois ela não sabe lidar com eles. Um exemplo foi quando Leo estava pesquisando o DNA delas, e ao invés dela ser franca com o que incomodava, ela simplesmente deu pelo de cachorro no lugar dos seus fios de cabelo.

A responsabilidade também pode se perder nessa busca de novos horizontes. Quando Cleo perde seu peixinho, Drica vai buscar um novo e acaba vendendo alguns, provocando um desequilíbrio ecológico. Ao perceber a gravidade, ela corre para resolver a situação, pois a regência de Júpiter também confere aos nativos um idealismo e necessidade de ajudar os menos favorecidos. Isso faz com que Drica seja o ponto dinâmico do grupo. Além de trazer as risadas e a jovialidade, cuida de suas irmãs de cauda, sem se importar de entrar em confusões por isso.

CAPRICÓRNIO – SEREIANOS de Harry Potter

signos_capricornio_sereiano

  • Elemento: Terra
  • Energia: Cardinal
  • Planeta: Saturno

“Apenas um.”

Os capricornianos são conhecidos por serem acumuladores de dinheiro. Isso é apenas resultado da combinação cardinal, que inicia ciclos, com o elemento terra, que representa o material. A tendência a estabilidade financeira nada mais é que a iniciativa profissional motivada pela ambição capricorniana. Se quer um trabalho bem feito, peça para um capricorniano. E foi exatamente o que aconteceu no filme Harry Potter durante o torneio tribruxo – a segunda tarefa ficou aos cuidados dos sereianos.

Capricórnio é regido por Saturno, um planeta que demora para orbitar em relação a Terra. É essa característica que é associada ao signo que tem cautela para tomar decisões, pois costuma medir as consequências dela. Os sereianos foram considerados animais duas vezes antes de conseguirem entrar para categoria “ser”, e depois declararam sua autonomia. Eles rejeitaram a condição de “ser” e decidiram que tomariam conta do seu próprio negócio. A regência de Saturno confere essas decisões demoradas, porém sólidas, já que eles nunca voltaram atrás nesta condição.

As sereias criadas por J.K. Rowling possuem um caráter rígido, assim como os filhos de Saturno. Para quem não conhece a emancipação sereiana, explicamos nesse post aqui. Capricornianos são ótimos líderes políticos por conta de sua energia cardinal. Por esse motivo, a organização sereiana paralela aos bruxos segue dando certo por tanto tempo, pois é bem dividida e definida. Eles possuem subdivisões de acordo com suas origens e uma língua própria. O sereianos cuidam até mesmo dos locais que habitam, e como eles se mantem longe dos trouxas é bem executado. Isso é de uma organização ímpar, pois ao contrário dos bruxos, os sereianos não tem contato com os trouxas. Em excesso, essa qualidade cardinal pode resultar em autoritarismo e a dominação. Os sereianos foram projetados cinematograficamente na posição vertical, para que eles pudessem passar esse poder.

Por serem do elemento terra, os capricornianos também são práticos, e essa praticidade pode fazer com que eles sejam interpretados como frios. Na segunda tarefa do torneio, cada campeão precisava salvar um refém, e Harry Grifinório queria salvar todos, mas logicamente foi impedido. Harry tentou negociar explicando a importância das pessoas, que poderia ter comovido outros signos do zodíaco, mas a sereia não hesitou em reafirmar as regras do resgate. Ao fim da tarefa, por serem extremamente corretos, a líder foi até a superfície explicar o que aconteceu de fato ao diretor da escola.

AQUÁRIO – FIN de Sabrina Vai à Austrália

signos_aquario_fin

  • Elemento: Ar
  • Energia: Fixo
  • Planeta: Urano

“Barnaby jamais deveria ter confiado em você.”

Todo aquariano já ouviu que é o do contra, pioneiro e vanguardista. Primeiramente, na astrologia moderna, Aquário é regido por Urano, que na mitologia romana é o primeiro deus do universo, representando o céu. Os romanos consideravam Urano um planeta excêntrico, tal qual os aquarianos.

No filme Sabrina Vai à Austrália, clássico dos anos 90, Sabrina encontra o tritão Barnaby na areia. Ele acabou desacordado, pois estava com uma doença causada pela poluição e, aplicando as regras de feiticeiros e humanos em sereias, Sabrina o escondeu para manter segredo. Fin observou, da água, o seu irmão sumir e apenas questionou a habilidade dos humanos. Aquarianos são muito desconfiados, mas não a desconfiança emocional escorpiana, e sim uma desconfiança voltada para o intelecto e lógica, que caracteriza do elemento ar. É o que faz com que muitos aquarianos sejam céticos e, por isso, Fin demorou muito mais que seu irmão para acreditar em Sabrina.

As situações precisam ser provadas aos aquarianos. Fin também estava doente e Sabrina foi levar a cura diretamente com o golfinho amigo das sereias do recife. Ao ver Sabrina, Fin acreditou que a segurança do local estava ameaçada e a revelação de que, como feiticeira, ela poderia guardar um segredo, não fez com que Fin confiasse nem um pouco a mais. A qualidade fixa de preservar, quando combinada ao elemento ar, que representa as ideias, faz com que os aquarianos tenham ideias fixas e opiniões fortes. O absurdo de ver uma feiticeira descobrindo a localização não era amenizado nem com uma suposta cura. Fin passa a acreditar em Sabrina somente depois que ela vê o remédio fazer efeito.

O aquariano é prático e costuma racionalizar suas ideias, deixando pouco espaço para sentimentos. Ele pensa nas massas, o que descaracteriza o individual. Isso também está associado a sua capacidade de projetar o futuro. Fin viu seu irmão ser descoberto e, além de jogar na cara que ele nunca deveria ter confiado em Sabrina, ela volta para salvar o cardume, reafirmando a importância do coletivo sobre um ser em particular, no caso, o próprio irmão. Ela retornou sozinha para ajudá-lo, mas depois de garantir que os outros estivessem salvos, ressaltando outra característica aquariana.

Às vezes eles pensam tanto de forma coletiva que esquecem das próprias necessidades. Essa visão projetada para frente, priorizando as massas, faz com que os aquarianos sejam grandes revolucionários. E a nossa sereia dos anos 90 conseguiu, com sua visão de futuro e a ajuda de Sabrina, provar como a ação humana ameaçava os oceanos, e o mais importante, garantir a segurança de todas as espécies que ali viviam.

PEIXES – JUNO de As Sereias

signos_peixes_juno

  • Elemento: Água
  • Energia: Mutável
  • Planeta: Netuno

“Eu encontrei ele, a minha alma gêmea. Randy eu estamos ligados no plano espiritual.”

Chegamos no último signo do zodíaco: Peixes. Os peixinhos são regidos, na astrologia moderna, por Netuno, que era ninguém menos que o deus romano dos oceanos e apresenta a simbologia do inconsciente. Isso faz com que o planeta Netuno seja responsável pelo idealismo, criatividade e pelo imaginário. Peixes é um signo da água e sua qualidade é mutável, então é o signo da mudança dos sentimentos. A qualidade mutável é curiosa e os piscianos estão sempre buscando entender os sentimentos dos outros, por isso são tão sensíveis e empáticos. Nossa representante é a sereia Juno, do filme As Sereias (2003), que tinha como poder a habilidade de falar com os animais marinhos, refletindo a capacidade de compreensão pisciana.

Juno morava em terra firme três anos antes do seu pai ser assassinado. O já mencionado grande poder de imaginação dos piscianos, às vezes, faz com que eles fiquem presos dentro de seus próprios pensamento e, por esse motivo, muitas vezes se sentem incompreendidos, pois os outros signos não conseguem acompanhar essa mudança de atmosfera. Essa incompreensão que fez com que Juno saísse do mar. Ela logo se apaixonou, mas foi uma paixão proibida, pois Randy era comprometido.

Quando suas irmãs chegam querendo vingança, Juno primeiramente desabafa todas as mágoas acumuladas e depois acaba compreendendo a necessidade de justiça das irmãs. Juno também é quem percebe que Vênus está sendo controlada por um humano. Na hora de descobrir como ajudar a irmã, ela consultou seu objeto mágico, um espelho. Ao invés de mostrar Vênus, o espelho mostrou Randy, que estava prestes a se afogar. Juno foi salva-lo e esqueceu de retornar para ajudar suas irmãs. O excesso da energia mutável pode deixar os piscianos avoados. No entanto, foi ela quem traçou um plano para conseguir prender o assassino de seu pai, após ele descobrir o segredo delas. A sua parte envolvia buscar ajuda de Randy, a quem ela acidentalmente revela a verdade e eles vivem o breve romance da história. Neste meio tempo de romance, Juno reforça mais uma característica pisciana, a falta de pontualidade, reflexo de seu mundo particular. Isso deixa suas irmãs ansiosas e, como Juno não explica completamente tudo o que aconteceu, Vênus decide fazer Randy esquecer todos os momentos que viveu com nossa sereia nativa de peixes. Ao perceber que Randy esqueceu todos os momentos delas, Juno fica arrasada, pois ela sentia que havia uma conexão espiritual entre ela e seu amado. O misticismo é outra tendência que os nativos do signo mais sensitivo do zodíaco possuem. Apesar de sofrer, Juno tenta se recuperar da situação, mas não sem deixar de acreditar que sua alma gêmea estava com outra pessoa.

E chegamos ao fim dos doze signos do zodíaco! Muita sereia legal ficou de fora, incluindo nossa querida Madison, de Splash. Como ela tem uma interação mais focada no relacionamento amoroso e eu queria trazer os dois lados de um signo e uma visão mais ampla, ela acabou não se encaixando. Mas não tinha como deixar de fora a sereia inspiração dos anos 80, né? Então, eu resolvi fazer com ela um #BonusTrack um pouco diferente.

splash_madison02

A Madison com certeza tem muita água nesse mapa. Seja na sensibilidade pisciana, nas emoções cancerianas e até mesmo na capacidade escorpiana de encontrar um cara em Nova York só com a carteira dele, literalmente. O DNA astrológico (signo, ascendente e lua) que eu acredito que ela seja é:

  • Sol: Peixes  – Ela é muito sensitiva, boazinha e adaptável;
  • Ascendente: Gêmeos – Ela aprendeu uma língua nova em uma tarde assistindo televisão;
  • Lua: Câncer – Ponto forte do mapa, pois o signo está no astro regente; Muito apego emocional.

Como eu disse no início do primeiro post, um mapa vai além do signo solar. Para quem gosta muito e fica sem entender o que significa aquele tanto de planeta, eu fiz um “Mapa Sereia” com um resumo do significado de cada planeta, baseado numa ilustração da página CrushSignos:

mapaastralsereismo

Lembrando que cada planeta rege um signo (ou dois). Quando no seu mapa astral o signo está posicionado no planeta regente, significa que você tem um posicionamento forte no mapa.

Espero que tenham gostado! 

Por Camila Piccini