9
maio
As sereias da cultura pop de cada signo – Parte 2

Continuação do post de ontem! Mais 4 sereias da cultura pop e seus respectivos (e supostos) signos. Hoje falamos de Leão, Virgem, Libra e Escorpião. Clique aqui para ler as análises e as sereias dos 4 primeiros signos (Áries, Touro, Gêmeos e Câncer) :)

signos5

LEÃO – AQUAMARINE de Aquamarine

signos_leao_aquamarine

  • Elemento: Fogo
  • Energia: Fixo
  • Planeta: Sol

“Elas me valorizam. Estrelas do mar são grandes puxa-saco.”

Um dos filmes mais conhecidos e adorados com sereias é Aquamarine, de 2006. Apesar da postura sonhadora de desejar se apaixonar em três dias, a sereia título Aquamarine tem algumas características leoninas que não passam despercebidas.

O corpo celeste que rege o signo de leão é o Sol, centro do sistema solar, no qual os planetas orbitam em volta. Isso reflete diretamente no famoso egocentrismo característico do signo, que não permite que eles ocupem o segundo plano de uma situação. Aquamarine chegou na vida Claire e Hailey, que tentavam lidar com a mudança de Hailey e consequente separação, e centralizou a trama em seu problema: se livrar de um casamento indesejado. Toda a energia concedida pelo elemento fogo, em leão, é voltada para ele mesmo, e faz com que eles também sejam conhecidos pela sua dramaticidade – talento nato para o palco e para os holofotes. A entrada teatral da Aquamarine na piscina diverge de todas as histórias em que sereias são tratadas como mito. Apesar de esconder sua identidade, ela não tem problema em revelar para Claire e Hailey, nem mesmo para Raymond, que era uma sereia.

A qualidade fixa em leão manifesta em sua preservação pessoal e de sua personalidade, enquanto o fogo confere a natureza destemida. Aquamarine quis sair para provar que o amor existia, mas acreditava que o seu lugar era outro e, mesmo se apaixonando, retorna para junto de seu pai (prometendo encontrar o Raymond outras vezes). Até mesmo as suas unhas, que mudavam de cor conforme sua personalidade e seus brincos estrelas, que repetiam elogios em seus ouvidos, mostram a energia fixa voltada para si que o signo possui.

No desfecho, Aquamarine mostrou um lado leonino que pouco se fala: a lealdade. Ela descobriu que o amor também existe na amizade, e prometeu encontrar as amigas onde estivessem. Confesso que eu, como ela mesmo define, “vazo pelos olhos” quando vejo a despedida delas.

VIRGEM – NANDA de H2O Meninas Sereias

signos_virgem_nanda

  • Elemento: Terra
  • Energia: Mutável
  • Planeta: Mercúrio

“Eu acho que pode ganhar, se você se esforçar.”

Em H2O Meninas Sereias, Nanda funciona como uma ligação astrológica entre Cleo e Drica. O elemento terra, que a une com a taurina Cleo, a faz enxergar as questões práticas, sólidas e questionar qual tipo de estabilidade uma vida de sereia poderia trazer no dia a dia. Enquanto sua qualidade mutável tem afinidade com a sagitariana Drica (falaremos sobre ela no próximo post), que deseja explorar o máximo essa nova condição.

Nanda, das três, é a que mais possuía afinidade com a água, pois era uma nadadora profissional. A energia mutável faz com que o virginiano busque sempre o aperfeiçoamento e, por isso, Nanda era a melhor nadadora de sua categoria. Quando ficou encarregada de treinar Bruno, tentou fazer ele acompanhar seu ritmo. Neste mesmo episódio, é possível notar a influência de Mercúrio, que proporciona aos virginianos algumas características diferentes de gêmeos. Essa regência se manifesta na troca de informações, a partilha do saber, pensamento lógico e crítico. Esse pensamento crítico faz com que o virginiano seja extremamente analítico – inclusive, eu sendo virginiana estou aqui analisando sereias.

O excesso das críticas sobrepujou o interesse amoroso que ela tinha no Bruno, para incentivar que ele buscasse a mesma perfeição que tinha ela ao nadar. Mercúrio também desperta nos virginianos a vontade de aprender, e por esse motivo, Nanda foi a sereia que retornou às ilhas Mako junto com Leo para tentar descobrir o que houve. A atenção ao detalhe, característica do signo, também foi o que fez Nanda achar a saída pelo mar quando elas estavam na gruta pela primeira vez.

Os virginianos também são famosos pela organização, mas nem sempre essa organização é no campo físico, o que faz com que muitos não se identifiquem com o signo (demorei, mas aceitei). Essa organização também pode ser no campo mental ou produtivo. A própria Nanda confessou detestar arrumar os sapatos, mas organizou uma festa surpresa, que foi muito elogiada, apesar dela estar sobre o efeito da lua cheia no dia e tudo ter fugido da sua programação.

LIBRA – VÊNUS de As Sereias

signos_libra_venus

  • Elemento: Ar
  • Energia: Cardinal
  • Planeta: Vênus

“Eu prefiro chamar de justiça (…) Quem me botou na discussão? Eu sou só uma observadora neutra.”

O intelecto e a comunicação do elemento ar se manifesta em libra na diplomacia. Não é à toa que o signo tem como símbolo uma balança. Conhecidos por serem justo, a sereia Vênus renomeia a declarada vingança de sua irmã escorpiana pela morte do seu pai como “fazer justiça”. A balança de Vênus também equilibra o excesso de emoções trazida no encontro do elemento água, em diferentes qualidades, que suas irmãs carregam. Na primeira reunião das três, Vênus é acusada por Juno de estar em cima do muro. A indecisão é um ponto negativo de libra, que pode ser atribuído a dispersão do elemento ar.

A energia cardinal é manifestada na iniciativa em lidar com o outro e também de mediar situações, que nada mais é que sua tendência a seguir o que é justo. Vênus trabalhava como dançarina aquática se vestindo de sereia, pois o seu patrão Mallick roubou seu objeto mágico e detinha o poder sobre ela. Assim que sua irmã recuperou sua tiara de pérolas, ela encontrou outra concha que deduziu ser de Betty, mulher do seu patrão, que a tratava mal constantemente. Libra também não é um signo de conflitos e o passado não impediu Vênus de devolver o objeto e dar a opção de escolha a Betty, que também havia sido aprisionada para realizar shows aquáticos.

Libra também é o signo dos contatinhos, e o super poder de Vênus é justamente o poder sobre os homens, por isso é chamada de sirena entre as irmãs. Levando o nome de seu planeta regente, na mitologia Vênus era a deusa do amor e da beleza, explicando como a regência desse planeta caracteriza a elegância e a tendência a gostar e expressar o que é belo dos nativos desse signo. A sereia Vênus termina o filme em uma sociedade no bar com Betty, agora separada e exercendo seu encanto no fornecedor do bar.

ESCORPIÃO – DIANA de As Sereias

signos_escorpiao_diana

  • Elemento: Água
  • Energia: Fixo
  • Planeta: Plutão

“Tá vendo, ela não tem isso (…) Necessidade de vingança.”

Plutão foi o último dos planetas a ser descoberto, e antes a regência de escorpião era dada a Marte, planeta no qual esse signo possui muita afinidade e é considerado o co-regente na astrologia moderna (para a astrologia tradicional, o regente continua sendo Marte). Por isso, encontrar as características marcianas na Diana não é muito difícil, dada sua energia e agressividade. No entanto, todas essas características foram desenterradas em Diana pelo motivo mais fácil de reconhecer num escorpiano: a vingança. Um ariano costuma resolver as coisas de uma maneira mais prática e imediata. Já o escorpiano, como um signo de água, é movido pelas emoções e são extremamente profundos e intensos. Pode não parecer, mas a vingança do escorpiano é carregada de sentimentos – ele se vinga porque sofre.

Tritão, o pai das três sereias, é assassinado no início do filme (de 2003) e Diana vai ao encontro de suas duas irmãs para se vingar do pescador responsável. Ao sair da água, Diana usa outra característica típica dos escorpiano, que é a sensualidade aflorada, para atrair a atenção de dois homens. Ela também, sem nunca ter saído da água, consegue achar sua irmã Vênus. Os escorpianos são muito desconfiados e, quando querem descobrir alguma coisa, descobrem de qualquer jeito, dada sua natureza investigativa.

Diana possuía a superforça e seu objeto mágico era uma coroa que virava tridente, que ela não hesitava em usar. A regência do signo foi designada ao planeta-anão, e na mitologia romana, deus do submundo, pois assim como o planeta, os escorpianos são misteriosos, enigmáticos e complexos. Percebemos que toda a sede de vingança de Diana é desencadeada por sentimentos invariáveis, ou seja, a qualidade fixa se manifestando através dos sentimentos.

Diana amava muito seu pai, e por ser o signo fixo da água, conserva o sentimento e as sensações. Esse motivo fez com que a superação da morte fosse visivelmente mais dolorosa para ela. Diana odeia os humanos e se submeteu a andar em terra firme, primeiramente para obter sua justiça e, após conseguir, vendo que suas irmãs ainda continuariam suas vidas como humanas, ela estendeu a estadia para garantir que suas irmãs mais novas ficariam bem. Essa, inclusive, é uma característica pouco falada de escorpião. Eles são muito apegados a família e protetores com quem amam. Como são misteriosos, é normalmente entre família que mostram sua outra face. Diana inicialmente briga com Juno por não entender o que ela foi fazer fora da água, mas termina o filme a consolando, por seu amor frustrado.

Amanhã tem a última parte de análises astrológicas com sereias da cultura pop! Estão gostando? 😀

Por Camila Piccini










gravatar
ketlen
maio 10th, 2017 às 3:54 am

1

Gente,só porque eu sou de escorpião não significa que eu sou má!(na verdade,eu sou bem tranquila,nem perece que escorpião é o meu signo).