24
fev
Sambas-enredos sobre sereias

O carnaval já esta aí e todos nós sabemos que as sereias vão invadir as ruas nestes dias de folia, não é mesmo?!

Seja nos acessórios ou nas fantasias, ou até mesmo nos blocos destinados aos apaixonados pelos seres do Mar, não vão faltar escamas brilhando neste verão carnavalesco. Aliás, os blocos Sereianos, de São Paulo, e as Sereias da Guanabara, do Rio de janeiro, ao meu ver, são idéias brilhantes, e acredito que ao longo dos anos os desfiles dos blocos nas ruas podem se tornar uma espécie de Mermaid Parade brasileira!

Mas antes mesmo da moda do Sereismo pegar, nos desfiles das escolas de samba, ao longo de décadas, as sereias já marcavam presença. Seja nas fantasias dos componentes, nas alas, nos carros alegóricos e, principalmente, no samba enredo, a menção, a homenagem e a inspiração do mito das sereias está presente.

Quem aqui não conhece a canção “A lenda das Sereias”? Ela é entoada pela doce e delicada voz da cantora Marisa Monte e é quase um hino das Sereias. Foi lançada em 1989 no disco da estréia da cantora intitulado MM.

A música, originalmente, é um samba enredo composto por Vicente Mattos, Dinoel e Arlindo Velloso, e foi o tema de 1976 da Escola de Samba Império Serrano, do Rio De Janeiro. Com o título “A Lenda das Sereias – Rainha do Mar”, as sereias invadiram a avenida e, apesar de tão bela poesia, deu o sétimo lugar à escola naquele ano.

Vejam a letra abaixo:

O mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante
Olha o canto da sereia
Ialaô, Okê, laloá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com a doce melodia
Os madrigais vão despertar
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz ela semeia (bis)
Toda a corte engalanada
Transformando o mar em flor
Vê o Império enamorado
Chegar à morada do amor
Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Inaê (bis)
Janaína, Iemanjá
São Rainhas do Mar…

Em 2009 a mesma escola de samba Império Serrano trouxe novamente um samba enredo sobre sereias para a Sapucaí. Desta vez, o desfile foi rebatizado como “A Lenda das Sereias e os Mistérios do Mar”. Por incrível que pareça, a escola ficou em 12° lugar.

imperioserrano lenda das sereias 2009 sereismo naturaltati

imperio serrano sereias sereismo natural tati

Sobre o carnaval desse ano… Irei acompanhar de casa a transmissão dos desfiles. Uma dica para quem vai assistir as escolas do  Rio de Janeiro: o samba da Portela fala sobre os mistérios das águas, e com isso ela vai trazer uma das musas vestida de Sereia na Sapucaí. Já a Mocidade Independente de Padre Miguel menciona as Sereias no seu samba enredo. Leia um trecho:

Enredo: “As mil e uma noites de uma mocidade pra lá de Marrakesh”

Compositores: Altay Veloso, Paulo César Feital, Zé Gloria, J.Giovanni, Dadinho, Zé Paulo Sierra, Fábio Borges, André Baiacu, Gustavo Soares e Thiago Meiners

“… fui pra lá de Marrakesh
minha zona oeste comovida de paixão
és minha “el jadida”, meu teatro de ilusão
tanto assim que o meu olhar
vê no Mar de Gibaltar
Sereia, dama das areias de Iemanjá…”

Enfim, eu vou ficar  atenta! Espero que no carnaval de São Paulo as Sereias também estejam presente nos desfiles das escolas. E para as Sereias que vão espalhar o seu encanto pelos blocos, muito sucesso, arrasem!!!

Fiquem com este vídeo surpreendente das Divas da MPB cantando a linda canção Lenda das Sereias. Confesso que marejou o meu olhar…

Por Tati Bello

Siga a Tati Bello no Instagram










gravatar
Lucas
fevereiro 25th, 2017 às 1:45 am

1

Adoro essas matérias culturais, posta mais, um pouco de cultura nunca é demais.

gravatar
Selma
fevereiro 25th, 2017 às 1:31 pm

2

Sereias, carnaval é o ludico combinação perfeita.