6
fev
Sereismo na Moda – A silhueta sereia
em: Moda

Na hora de fazer aquela fantasia para ser sereia do asfalto, ou até mesmo para ousar em um modelito mais sensual, todo mundo conhece a famosa silhueta sereia. Mas de onde ela surgiu?

Os anos 40 foi um período de guerra, no qual os homens foram para a linha de frente e as mulheres assumiram o dever de sustentar a casa. Nos anos 50, período pós guerra, a publicidade vendia uma mulher que era feliz sendo dona de casa, mas que também tinha tempo para cuidar de si. Toda a escassez de tecido dos anos 40 foi compensada em metros e metros de tecido, principalmente no New Look da Dior. O New Look era composto por saia até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais. O objetivo era restaurar a feminilidade e a elegância da mulher.

Mas nem todas as mulheres estavam dispostas a aceitar essa retorno, e paralelo ao resgate da dona de casa, o glamour do cinema esbanjava sensualidade. Por volta de 1951, surgia a bainha sereia. A saia seguia colado até a altura dos joelhos, ressaltando as curvas e exibia muito volume após essa área, imitando uma cauda de sereia.

bainha_sereia

Jayne Masfield, Marilyn Monroe e Gina Lollobrigida são estrelas que ficaram conhecidas por serem adaptas a vestido com esse tipo de modelagem. O estilista espanhol Cristóbal Balenciaga eternizou a modelo Barbara Goalen em um dos vestidos mais icônicos da marca.

Barbara Goalen & Marilyn Monroe

Barbara Goalen & Marilyn Monroe

O filme musical Grease, que retratava os jovens dos anos 50/60, trouxe a personagem Rizzo usando um vestido com a bainha de sereia no baile da escola. Rizzo é a personagem feminina mais decidida e a líder do grupo “Pink Ladies”.

silhuetasereia_rizzo_grease

Com o passar dos anos, o vestido sereia passou a ter variações. Alguns mais fluídos, outros mais marcados, com mais volume na “cauda”. Essas mudanças começaram a ser aplicadas para se adaptar aos mais variados tipos de corpos. Se antigamente era restrito apenas as mulheres altas e com poucas curvas, hoje em dia famosas com menos de 1,60m estão entrando na igreja com ele para oficializar os votos, que foi o caso da cantora Fergie. A socialite Kim Kardashian também entrou na igreja com um vestido sereia, acentuando suas curvas.

silhuetasereia_kimkardashian

silhuetasereia_fergie

Seja no tapete vermelho do Oscar, na igreja, nas telas de cinema e até do bloquinho de carnaval, o modelo sereia segue firme e forte nas suas variações para agradar todos os gostos e se adaptar aos mais diferentes corpos.

silhuetasereia (1)

silhuetasereia (1)

silhuetasereia (2)

silhuetasereia (3)

silhuetasereia (4)

Você já tem um favorito?

Por Camila Piccini










gravatar
Calyne
fevereiro 9th, 2017 às 3:30 am

1

Amo a silhueta sereia! Parece que fica bem em todo tipo de corpo. Meu favorito é o da Mortícia, do filme “A Família Addams”, de 1993. Inclusive farei cosplay dela este ano, mal posso esperar. <3

gravatar
Cíntia
fevereiro 15th, 2017 às 6:45 pm

2

Na dança do ventre a saia sereia também é bastante usada pelas bailarinas. Dá uma olhada nos figurinos da grife Carriel e dá Ju Marconato.

3

[…] no seu figurino. A personagem era muito sensual, mas não passava o estilo femme fatale que uma silhueta sereia com muito volume poderia trazer. Por ser uma personagem mais alegre e sorridente, a sensualidade da […]

4

[…] fazer um top de sereia e algumas ideias de fantasia (relembre aqui). Nós também já falamos da silhueta sereia aqui, que também serve como dica para quem quer ser a perfeita sereia na festa. No caso de criança, […]