2
fev
As celebrações ao Dia de Yemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes

Decidi fazer uma postagem falando um pouco sobre as homenageadas do dia 02 de Fevereiro ⚓ Tentei fazer um texto imparcial, apenas informando sobre as celebrações, pois apesar de admirar bastante Yemanjá e também a Nossa Senhora, eu não sou adepta das religiões citadas, mas acredito que devamos respeitar e ser tolerante as crenças alheias – ainda mais quando tratamos de santas que transbordam o poder feminino (tudo a ver com as nossas queridas sereias!).

No dia 02 de Fevereiro é comemorado em várias regiões litorâneas do país o Dia de Yemanjá.

yemanja rainha do mar sereismo naturaltati

Independente de religião, a imagem e o simbolismo de Yemanjá sempre me encantou desde a infância. Imaginar e acreditar que existe uma mulher bela de postura firme, feminina, de longos cabelos e seu lindo vestido azul (esta é a referência de imagem que tenho, mas sei que existem várias outras representações) de braços abertos recebendo e protegendo todos que adentram a sua morada, é fascinante.

Letra da música de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro

Letra da música de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro

Conhecida também como a Rainha do Mar, Yemanjá, que significa mãe cujo os filhos são peixes, ela recebe de centenas de fiéis presentes e também muito respeito e admiração. Aliás, nos últimos anos vem acontecendo uma mobilização para quem tem a prática de fazer oferendas a Rainha. Os fiéis estão procurando dar presentes biodegradáveis, preocupados com a saúde do ambiente marinho, lar da bela homenageada.

cuide do mar dia de Yemanjá sereismo naturaltati

Em 2016 a prefeitura da Bahia incentivou os devotos a ofertarem presentes sustentáveis para Yemanjá, mobilizando a população através de faixas, banners e nas redes sociais com a seguinte frase:

“Ofereça flores 100% naturais, em vez de jogar o frasco de perfume, o balaio; escolha pentes de madeira; use fitas e adereços de fibra natural; e prefira as bonecas de pano”.

Bairro Rio Vermelho Salvador Bahia Sereismo nauraltati

Na imagem, fieis do bairro Rio Vermelho em Salvador aparecem levando um golfinho de cera cercado com flores naturais em um barco de madeira. A matéria completa está neste site aqui.

Este ano a Comunidade da Gamboa de cima na Bahia produziu uma Sereia biodegradável em homenagem a Yemanjá. A festividade aconteceu no dia 28 de Janeiro, pois eles tem hábito de comemorar antes do dia 02. A reportagem sobre esta comemoração pode ser lida aqui.

Cortejo Iemanja Gamboa cred Betto_Jr sereismo natural tati

Existe uma praia que eu frequento desde o início da adolescência até os dias de hoje, que em um trecho da orla existia uma frondosa árvore com uma bela imagem de Yemanjá próximo ao tronco. Infelizmente a árvore foi cortada e a estátua não se encontra mais no lugar, porém a sua essência continua pairando no ar.

Natural tati sereismo praia mar rainha do mar yemanjá

A minha forma de homenagem a Rainha sempre foi o respeito. Quando chego na praia toco a água e admiro o horizonte por um instante onde o tempo parece estar parado, contemplando e ao mesmo tempo pedindo permissão para entrar em sua casa. Eu acredito que toda manifestação feita com amor, carinho e respeito será bem recebida pela rainha das águas.

Fé a maior oferenda dia de yemanjá sereismo naturaltati

Na mesma data também é comemorado o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, na religião católica.

nossa senhora dos navegantes 02 de fevereiro Sereismo naturaltati

As celebrações em sua homenagem acontece com bastante força no Rio Grande do Sul. A Santa é considerada Padroeira da cidade de Porto Alegre. A primeira imagem da Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil em uma das embarcações de Pedro Alvares Cabral em uma viagem vinda de Portugal. A procissão em homenagem a Santa acontece em Porto Alegre desde 1871. A celebração é tão linda que é considerada atualmente como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial na cidade. 

nossa senhora dos navegantes da boa esperança porto alegre sereismo

Vejam só como é linda a Oração da Santa:

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós”.

Lendo estas lindas palavras podemos perceber que a proteção (para quem acredita) vai além de quem está somente navegando no mar. As bênçãos são para a trajetória de todos nós, pois se pensarmos que a nossa vida é uma em embarcação, os desafios são as condições imprevisíveis do vasto oceano.

sincretismo religioso 02 de fevereiro sereismo natural tati

Ao meu ver, o dia 02 de fevereiro representa o respeito. Duas religiões celebrando e homenageando o que o seu coração acredita com todo amor e carinho. Ambas  homenageadas protetoras do vasto e sagrado mar. Então, independente de religião respeite o seu próximo, aqui no Sereismo somos todos Irmãos das Águas!

Assim, Sereias e Tritões, só receberemos bençãos para as nossas vidas.

Por Tati Bello

Siga a Tati Bello no Instagram

Adição da Camila: Aqui em Santos existe uma pequena igreja de Nossa Senhora dos Navegantes que é a coisa mais fofa, cheia de timões espalhados pelas paredes. Para tornar tudo mais bonito, ela fica bem em frente ao mar.