22
ago
Sereia Iara

Hoje é celebrado o Dia do Folclore, então venho aqui contar a nossa lenda nacional mais forte sobre sereia: a Sereia Iara. 

iara_ellensato01

Na verdade, a história de Iara tem várias versões, afinal ela é contada de boca em boca há anos por todo território brasileiro. Inicialmente, a sereia-índia é originária do Rio Amazonas e seu nome em tupi significa “aquela que mora na água”.

iarasereia

Apesar de apresentar variadas versões, todas tem algo em comum: a de que Iara era uma bela índia que um dia se perdeu na mata, indo parar no rio e se tornando uma sereia graças aos peixes que se encantaram com sua beleza e, assim, a salvaram de um afogamento. O motivo para ela ter se perdido e mergulhado no rio é que variam. Uns contam que ela se escondeu na mata para se esconder de seus irmãos que tinham inveja dela, mas após a capturarem, a jogaram no rio. Outros acreditam que ela se perdeu simplesmente por distração durante uma caçada, e para se esconder das onças, se jogou no rio. Depois que Iara se tornou sereia, ela seguiu sua vida encantando pescadores e índios que ali passavam, usando a sua bela voz. 

iara_ellensato02

Como eu disse, a lenda da Sereia Iara é muito popular e puramente brasileira, ou seja, devemos valoriza-la! Por causa disso, ela também já foi retratada em diversas mídias, como em músicas, poesias, TV e livros. Na maioria delas Iara é dita como uma bela moça de pele morena, traços indígenas e longos cabelos pretos, mas há quem já a tenha descrito como sendo loira de olhos claros – o que eu acho completamente equivocado, afinal ela é uma índia.

Ilustração por Dani Mota

Ilustração por Dani Mota

Sua popularidade entre as crianças pode ser atribuído aos contos de Monteiro Lobato em “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” ou as histórias em quadrinhos do Maurício de Sousa.

iara_mauriciodesousa

Na série baseada na obra de Lobato transmitida pela Rede Globo de 2001 a 2007, quatro atrizes interpretaram a sereia em diferentes temporadas: Daniele Valente (2001 e 2003), Ticiane Pinheiro (2002), Lilian Cordeio (2004 e 2005) e Juliana Galvão (2007).

iaras_sitioglobo

Iara também foi mencionada na novela Caminhos do Coração, da Rede Record, interpretada por Suyane Moreira, em 2008.

Para muitos brasileiros, a Iara foi a ponte para a paixão por sereias. É o caso da Bruna, que sempre conta que seu fascínio por sereias é por causa da Iara, quando conheceu sua história e imagem através do Monteiro Lobato ainda criança. Segundo a Bru, o país poderia criar mais séries e filmes sobre o nosso folclore nacional que tanto a fascina. A cultura indígena faz parte da história dela, que pra quem não sabe, é descendente de índios, então a Iara a tocou de uma forma especial e deu início a uma longa história de sua vida, o seu amor por sereias. Tanto que o nome da sereia-índia já serviu de inspiração para a Bru na hora de criar batom, esmalte e até acessório

esmalte-iara-01

Já para mim, quando falam de Iara, lembro de um fato que me ocorreu na época do primário: a escola onde eu estudava fez um passeio para conhecer o Sítio do Pica-Pau Amarelo e eu fiquei ansiosa para conhecer a sereia, porém cheguei atrasada e o ônibus já havia saído. Voltei para casa chorando, frustrada e só pensando que nunca mais teria a chance de conhecer a Sereia Iara, hauahauhaua.

E você? Também tem uma história com a Iara? <3

Em tempo: O blog Colecionador de Sacis fez uma matéria linda e completa sobre a Iara e nela ainda há uma entrevista com a Bruna, Mirella Ferraz e Ellen Sato. Confira clicando aqui, vale a pena!

Fontes: Blog Eu Sou Uma Sereia e As Sereias.

Fotos: Sereia Ellen Sato, que é uma verdadeira Sereia Iara!





Camila Gomes