11
nov
A lenda da deusa NüWa

Vamos de lendas hoje? Dando a volta ao mundo e parando na China conhecemos a lenda da deusa NüWa ou Nu Kua. Na mitologia chinesa, foi ela quem criou o universo e é retratada como sendo uma sereia, mas não no estilo convencional, e sim metade humana, metade serpente.

Ilustração da NüWa por Susanne Iles

Ilustração da NüWa por Susanne Iles

NüWa é associada à chuva, poças de àgua, lagoas, lagos e outros lugares onde as àguas param e são populadas por criaturas anfíbias e peixes. A divindade aparece também em mitos da Babilônia, atendendo pelo nome de Tiamat.

tiamat

O mito conta que NüWa foi a responsável por consertar o céu usando pedras coloridas, após o mundo ter sofrido com geadas e inundações. Na cidade de Shenzhen, na China, há uma estátua de sua figura, construída nos anos 80, que mede quase 13 metros de altura e fica próximo ao parque Sea World (ironia?).

nuwa_estatua

Gostaram? Deixe nos comentários alguma sugestão de lenda para abordarmos aqui no blog 😀





Camila Gomes





gravatar
Helo Figueiredo
abril 17th, 2016 às 7:03 pm

1

Sempre adorei as postagens aqui do blog sobre lendas,e eu, muito curiosa, encontrei duas lendas brasileira sobre sereias uma delas é a Lenda das Encantadas, que é muito conhecida na Ilha do Mel no Paraná, onde a mesma se passa, essa lenda diz que ao amanhecer e crepúsculo é possível ouvir o canto de sereias que vivem em uma gruta, vários homens da região dizem ter ouvido esse canto, a outra lenda é a Lenda da Sereia da Furna do Diamante, do RS, nessa lenda, diz-se que uma sereia guarda um tesouro na furna do diamante e se você encontrá-la ela vai te pedir um pente, se você entregar o pente a ela e não lhe perguntar nada, ela não te mostra onde está o tesouro.

gravatar
Bruna Tavares
abril 19th, 2016 às 12:36 pm

2

Amei as lendas! Quando são do Brasil ficam mais especiais, né?! Obrigada, Helo!